Saiba quais as capas de discos mais polêmicas já criadas

"Às vezes chega a ser até irônico falar em capas de disco na era do MP3, mas os invólucors dos álbuns sempre foram parte fundamental na hora do artista se apresentar ao seu público. Nesses mais de 60 anos de música pop, vários músicos tiveram problemas com as imagens que escolheram para adornar os seus trabalhos. Aqui nesse especial você conhece exemplos de cada década desde os anos 60."

Anos 60. 
The Beatles - Yesterday & Today
Esse disco foi feito especialmente para o mercado americano juntando faixas de 1965 e 1966. Na capa do álbum os Beatles apareciam vestidos de açougueiros entre bonecas decepadas e pedaços de carne (o que deve ter causado grande arrependimento anos depois em George Harrison e Paul McCartney, já que ambos se tornaram famosos vegetarianos). Assim que o vinil saiu a reprovação foi unânime. A Capitol recolheu os discos e colocou neles uma capa mais amena. Hoje em dia uma edição original com a "capa do açougueiro" vale uma pequena fortuna.

Anos 70.
Roxy Music - Country Life
O Roxy Music criou um influente padrão de capas no anos 70. Uma das bandas que mais se preocupou com estilo e a apresentação gráfica de seu material em todo o rock, seus álbuns sempre eram adornados por belas modelos em poses sensuais. Para ilustrar Country Life o líder Bryan Ferry usou a foto de duas fãs alemãs da banda com pouquíssima roupa. Os americanos, sempre eles, reclamaram do excesso de pele exposta. Por causa disso quem comprou o disco do outro lado do atlântico teve que se contentar com, literalmente, uma capa cheia de mato.

Anos 80.
Guns N' Roses - Apetitte for Destruction
Um dos discos mais bem sucedidos de todos os tempos, Apetitte for Destruction originalmente tinha apenas a capa feita pelo ultra influente Robert Williams. A pintura do robô estuprador em vias de ser preso por uma espécie de vingador metalizado não foi muito bem recebida. Muita gente reclamou do teor sexista da obra. A MTV por exemplo disse que não iria mostrar vídeo nenhum do grupo se eles não mudassem aquilo o quanto antes. No final o grupo cedeu e desde então Apetitte ganhou nova capa em alguns territórios (no Brasil a versão original é a mais popular).


Anos 90.
The Black Crowes - Amorica
Os Black Crowes se especializaram em fazer música dos anos 70 na década de 90 e com isso angariaram fãs novos e também "das antigas". O terceiro álbum do grupo foi esse Amorica de 1994. Originalmente a capa trazia essa, digamos, volumosa genitália feminina, envolta em um micro biquini com a bandeira americana. Após a tradicional chiadeira e ameaças de boicote por algumas grandes redes varejistas, uma edição mais clean foi providenciada. A polêmica prejudicou a banda. O disco chegou só no 11° lugar da parada (o álbum antecessor foi número 1).

Anos 2000.
The Strokes - Is This It
Até na hora de "salvar o rock" você precisa fazer algumas concessões. Vide os Strokes. Em 2001 só se falava neles e esse disco de estreia foi muito esperado. Os europeus não viram muito problema na capa - uma foto sexy do torso da namorada do fotógrafo Colin Lane tirada quando ela estava saindo do banho (aproveitando para vestir a luva que estava por ali). Mas como já se sabia que a imagem iria incomodar, uma segunda versão com uma imagem feita por microscópio de uma explosão de partículas foi providenciada. O grupo também optou por retirar a música New York City Cops do CD americano em respeito aos policias que trabalharam no 11 de setembro.

Anos 2010.
Kanye West - My Beautiful Dark Twisted Fantasy
O rapper Kanye West costumava nadar contra a corrente em suas capas. Ao invés de manos mal encarados, carrões e armas, seus discos tinham desenhos infantis ou ursinhos. Para seu mais recente álbum, o elogiadíssimo My Beautiful Dark Twisted Fantasy ele buscou propositadamente uma capa que "fosse ser banida". Entra então em ação o pintor George Condo que fez um retrato do astro transando com uma fênix. Como o banimento por certas cadeias de lojas era certo, uma segunda versão mais inocente já estava pronta e assim Kanye West pôde chegar ao primeiro lugar das paradas sem problemas.












0 comentários

Deixe seu Comentário

Copyright 2011 Comphetes All rights reserved Designed by SimplexDesign